Receita de Sorvete Expresso

Quem está começando a trabalhar com uma máquina de sorvete expresso geralmente tem dúvidas sobre o modo de preparo da calda. Nesse estágio inicial é muito importante dosar corretamente as medidas para servir sorvetes saborosos evitando desperdícios. Pensando nisso, neste artigo trazemos uma receita de sorvete expresso muito gostosa que vai agradar aos seus clientes e vai te ajudar a vender muitas casquinhas. Confira as dicas.

Receita para sabores de morango, baunilha branca e leite condensado

receita-sorvete-expresso

- 6 litros de leite integral (pode ser longa vida ou pasteurizado)

- 1,2 kg de açúcar

- 60 gramas de premix em pó concentrado (aproximadamente 6 colheres e meia de sopa rasas)

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 10 minutos.

A receita para o sabor de chocolate é parecida. A diferença é que você deve colocar 30 gramas de premix por litro de leite, ficando então um total de 180 gramas.

Dica! Se você quiser deixar a receita mais saborosa, pode acrescentar 300 gramas de leite em pó.

Quantos sorvetes consigo servir com essa receita?

casquinha-sorvete-expresso

Com um pacote de premix de 2,5 kg você consegue preparar 250 litros de calda. Essa quantidade permite servir aproximadamente 3 mil sorvetes de casquinha.

Gostou da receita? Coloque a sua aqui também para publicarmos no site.

Leonardo Vieira é jornalista, redator web e colaborador do blog Máquina de Sorvete Expresso.

26 Respostas

  1. luiz carlos 3 de abril de 2014 / 20:54

    tem alguma receita caseira , sem uso do premix ?

    • Leonardo Vieira 7 de abril de 2014 / 14:27

      Olá, Luiz.

      Para receitas em máquinas de sorvete expresso é aconselhável utilizar o premix.

  2. Arão 19 de maio de 2014 / 8:38

    bom dia! para eu preparar em casa o sabor leite condensado, na medida de 6 litro de leite, qual a quantidade de emulsificante e de liga neutra? obrigado

    • Leonardo Vieira 3 de junho de 2014 / 15:31

      Olá, Arão. A proporção é a mesma da receita de morango e baunilha, ou seja, 60g de liga neutra. Esta receita que apresentamos não leva emulsificante.

  3. william 6 de junho de 2014 / 8:36

    gostaria de saber quantos dias posso deixar a mesma receita na maquina de sorvete expresso

  4. ELIETE 28 de julho de 2014 / 18:24

    eu tenho que usar necessáriamente o liquidificador industrial ou posso bater os ingredientes aos poucos em um liquidificador caseiro?

    • Leonardo Vieira 3 de outubro de 2014 / 17:11

      Olá, Eliete.

      Com o liquidificador comum você vai levar mais tempo para bater os ingredientes.

  5. zenaide 8 de outubro de 2014 / 20:58

    6 litros de leite integral (pode ser longa vida ou pasteurizado)

    – 1,2 kg de açúcar

    – 60 gramas de premix em pó concentrado (aproximadamente 6 colheres e meia de sopa rasas)

    Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 10 minutos.

    (essa primeira receita que vcs encinarao da pra quantos litros de sorvete?)

    • Leonardo Vieira 27 de outubro de 2014 / 10:26

      Olá, Zenaide.

      Com essa receita você consegue servir mais ou menos 3 mil casquinhas.

  6. cleiton 15 de outubro de 2014 / 17:20

    e para milk shake tem alguma diferença a minha ta virando uma espuma obs estou usando liga na calda

    • Leonardo Vieira 27 de outubro de 2014 / 10:25

      Olá, Cleiton.

      Quais ingredientes você está usando na receita do milk shake?

  7. eliene 17 de novembro de 2014 / 11:41

    ola meu nome e eliene comprei uma maquina tem 15 dias e não consegui fazer o sorvete mim ajude estou desesperada sair do emprego para comprar essa maquina, será que foi por que fiz a calda errada eu bate no liquidificador, tenho que comprar um liquidificador industrial. agradecida

    • Leonardo Vieira 24 de novembro de 2014 / 15:24

      Olá, Eliene.

      O que você usou na receita? O sorvete está derretendo muito rápido?

  8. Daelson Duarte 26 de novembro de 2014 / 11:32

    Esse premiX pode ser substituído por liga neutra? De já agradeço.

    • Leonardo Vieira 20 de janeiro de 2015 / 11:17

      Ola, Daelson.

      Alguns vendedores utilizam a liga neutra para substituir o Premix, sim.

  9. Renato 24 de dezembro de 2014 / 12:22

    Ola,
    Vi que tem um outro ingrediente que não usa leite nem açúcar,
    Esse pacote vem com 900g de pó e mistura 2,5L de agua e rende 40 casquinhas, gostaria de saber qual é melhor e mais barato.
    Pode me ajudar?

    • Leonardo Vieira 20 de janeiro de 2015 / 11:22

      Olá, Renato.

      Em relação a qual produto você gostaria de saber que é mais barato?

  10. Luis Henrique 11 de janeiro de 2015 / 19:56

    Leonardo eu posso fazer meia receita dividindo os ingredientes? É normal nas cubas as vezes fazer bastante espuma? Atualmente eu uso uma calda já pré pronta e queria experimentar essa.

    Essa que você indicou fica cremosa? Qual o segredo de deixar a calda cremosa, pois conheço um rapaz que não passa a receita (caseira), mas a dele é bem “rala” na cuba, mas no sorvete fica bem consistente. O uso de “topping” é bom ou melhor leite em pó?

    • Leonardo Vieira 20 de janeiro de 2015 / 11:27

      Olá, Luis.

      Uma alternativa para deixar a calda mais cremosa é adicionar creme de leite na receita. Quanto ao topping e o leite em pó, eu costumo dizer que é melhor usar aquele que rende mais sem perder a qualidade. Sua máquina continua fazendo espuma?

  11. tais 26 de janeiro de 2015 / 13:59

    Queria saber como Fasso a calda e q não fique aqueles gelinhos no meio????

  12. nelson 27 de janeiro de 2015 / 16:35

    Olá, leonardo
    Qual a quantidade de emulsificante posso adicionar na sua receita ou proporção por litro de leite. Obrigado

  13. Luan Araujo 26 de fevereiro de 2015 / 13:55

    Ola gostaria de saber qual o tempo de validade do premix e também se acontecer de faltar energia e o sorvete voltar a forma de calda pode reutilizar novamente?

    • Leonardo Vieira 4 de março de 2015 / 16:11

      Olá, Luan.

      Você quer saber sobre a validade após a preparação? Se ficar muitas horas sem energia não é muito recomendável reutilizar a calda.

  14. arni 25 de junho de 2015 / 15:43

    Receita de sorvete expresso de cupuaçu.
    1k g polpa Cupuaçu
    1200kg açúcar refinado
    4lt de leite Longa vida trad
    20g liga neutra
    1cxinha creme de leite
    300g leite em pó
    bata todos os ingredientes por 5 minutos.
    e penerar a calda pra tirar a casquinha qui tem na polpa.
    e pronto e so colocar na maquina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>